Há duas formas para viver a vida: uma é acreditar que não existe milagre... a outra é acreditar que todas as coisas são um milagre!

Albert Einstein.


sábado, 24 de março de 2012

Atribuições da Orientação Escolar

O ORIENTADOR EDUCACIONAL E O SEU PAPEL NA COMUNIDADE ESCOLAR A Organização complexa e diferenciada da escola passou a exigir a colaboração de profissionais da educação, nos diferentes ramos: da administração, da supervisão, do planejamento, da orientação; aos quais cabem basicamente completar a tarefa do professor. O clima emocional de trabalho, o estabelecimento de prioridades de ação, o tipo de relacionamento: professor x professor; professor x aluno; escola x comunidade; dependem do Orientador Educacional. Luck (2001) escrevendo sobre a integração da equipe teórica administrativa destaca o fracionamento do processo educativo. O mesmo parece constituir-se de uma justa posição de atividades, de experiências, unidades, conteúdos, disciplinas, matérias, áreas de estudo que se unem, mas não somam e não se integram. Segundo a autora, para que haja integração do processo educativo, compreendendo seus papéis e suas inter-relações, criando-se mecanismos em comum entre os diversos setores da escola. No trabalho do professor orientador educacional, é imprescindível uma formação continuada em exercício, tornando-se este profissional um dinamizador da mesma formação continuada em exercício, e também de sua equipe de educadores estimulando-os a próprias funções. Um dos propósitos para que a educação aconteça é a escolha do local, a preferência é de que a mesma se realize no próprio espaço de trabalho, facilitando o acesso de todos os educadores, tendo como referência básica a realidade dos estabelecimentos de ensino, de forma concreta. Embora a orientação educacional tenha papel fundamental, muitas escolas não tem esse profissional na equipe, o que não significa que não exista alguém desempenhando as mesmas funções. O que não deve ser confundido com as funções do psicólogo escolar, que tem uma dimensão terapêutica de atendimento. O orientador educacional lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares. Apesar da remuneração semelhante, professores e orientadores têm diferenças marcantes de atuação, “o profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, Na instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; trabalha em parceria com os professores para compreender o comportamento dos estudantes, e agir de maneira adequada em relação a eles. Com a escola o orientador educacional auxilia na organização e realização da proposta pedagógica. Com a comunidade auxilia orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis. O orientador escolar deve pautar seu trabalho na busca de compreender seu desenvolvimento dos diferentes grupos nos vários domínios e dos seus direitos, nas relações com o meio social da comunidade escolar, apontando para o exercício da cidadania através de convites, com criatividade, com inovação. Seu trabalho calcado nessas referências contribuirá verdadeiramente para o alcance dos objetivos propostos pela escola. Deve proporcionar sua ação visando os desenvolvimentos integrais da personalidade do individuo e seu ajustamento pessoal e social. O ORIENTADOR EDUCACIONAL COMO MEDIADOR DAS DEMANDAS EDUCACIONAIS No espaço entre os muros da escola os alunos marcam suas presenças através de representações do que vivenciam fora dela e quando se fala em educação pública em um país como o Brasil praticamente saltará a nossa frente uma realidade sofrida, sem recursos mínimos para uma vida digna, onde todos – supostamente - têm o direito à educação de qualidade, alimentação, moradia, saúde, entre outros, mas que uma parcela significativa da população ainda tem dificuldades de ter acesso a estes direitos estabelecidos na Legislação. Neste contexto o Orientador Educacional está envolvido com aspectos sócio-educacionais mais amplos do que supõe a comunidade escolar, tais como a Pedagogia Social, que ultrapassa o fazer da escola, a disciplina e atividades burocráticas. Tem compromisso com a comunidade escolar para que a mesma não fique isolada e/ou abandonada em seu contexto, mas possibilitar suas relações com o mundo e as mudanças necessárias para uma vida mais digna se estabeleça. Que o homem se perceba integrante do meio e que tenha mais clareza sobre os efeitos deste em sua vida presente e futura. Muitas ações devem ocorrer fora da escola, lá no local onde as pessoas (sobre)vivem e acontece suas histórias. Este olhar apresentado no texto acima não é novidade, já estamos há algumas décadas discutindo e buscando mudanças e nesta perspectiva é que trabalha o Orientador Educacional, apresentando alternativas, ouvindo, discutindo e agindo junto ao seu espaço num desejo de transformação da realidade, não apenas em sala de aula para conforto de alguns, mas de toda comunidade, interagindo e valorizando cada indivíduo dentro e fora da escola. Meus primeiros passos foram de descoberta, de aproximação, de reconhecimento mutuo para agora, efetivamente, conquistar e ser conquistado cada vez mais pela comunidade escolar. Ao dialogar sobre minhas propostas, leituras da realidade e escuta dos desejos, impõe-se estar ao lado para conhecer seus problemas e permitir o auto-(re)conhecimento como cidadãos de direito. Possibilitar a professores, alunos pais, funcionários a interação e trocas, dando as mãos para a construção de um novo estágio de vida. O primeiro passo a ser dado é o de explicitar a todos o papel do Orientador Educacional e buscar a consciência de que este profissional se pauta pela relação família-escola-comunidade, que busca fazer da escola um lugar onde os alunos sintam prazer de estar, um porto seguro num mundo inseguro e de interação com seu mundo particular ATRIBUIÇÕES DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL O orientador educacional tem que ter em mente os objetivos da ação educativa, os valores que permeiam todo o processo e os métodos usados para que tudo aconteça de forma satisfatória. A orientação educacional esta ligada a uma metodologia de trabalho e uma filosofia de educação tendo por objetivo uma organização sistemática de conceitos e de valores que possam orientar a seleção e o julgamento dos fins da ação educativa. O orientador educacional, para traçar seus planos de ação deve estar ciente dos ideais filosóficos e culturais da instituição e ter claro que tipo de cidadão quer formar. O planejamento e o momento atual. Neste novo milênio a escola precisará sofrer transformações para garantir a qualidade nos serviços educacionais. A escola não poderá se furtar de aderir rapidamente às inscrições tecnológicas e as mudanças ambientais, conectar-se com eficiência às novas estruturas organizacionais. Buscando novas estratégias que auxiliem a aumentar a produtividade, torna o ensino aprendizagem mais econômico e eficaz. Dessa forma o orientador educacional e todos os demais membros e segmentos da comunidade escolar precisarão ter uma visão geral dos conceitos de administração e dos planejamentos voltados para a área da educação. Os tipos de planejamento A experiência tem demonstrado que quando ganhamos tempo e tornamos viáveis a real idéias e eliminamos os erros da improvisação. O sentido político do planejamento educacional é evidenciado pelo compromisso efetivo que o mesmo expressa com a transformação da realidade, manifestando-se por ações factíveis e objetivas tornando concretas as situações pensadas no plano das idéias. É importante a articulação entre os diferentes níveis administrativos de planejamento: L. D. B, Currículo Escolar e Plano de Aula. É imprescindível pensar o planejamento educacional de forma participativa, partindo de m diagnostico das reais necessidades do ambiente e da comunidade escolar, este é o caminho para a vida verdadeiramente democrática. Estratégias Participar com a direção e a supervisão escolar na elaboração e avaliação do plano global da escola, do conselho de classe, assessorar nas reuniões da unidade escolar, no cumprimento da proposta político – pedagógica (p.p.p) e do regimento escolar, lei orgânica do município, estatuto do magistério, estatuto do funcionário publico e as demais leis: federal, estadual, municipal e a L, D. B. Acompanhamento do rendimento das turmas através de relatórios, assistindo o educando individualmente ou em grupo, escolha dos alunos representantes de turma e dos professores conselheiros, auxiliar os funcionários de apoio, administrativo e professores, sempre que for solicitado ou por determinação da direção em reunião pedagógica. Acompanhar as turmas em atividades extraclasse, juntos com os professores e direção, desenvolver atividades relacionadas com o grêmio estudantil, em conjunto com a direção da unidade escolar. Projeto Pedagógico Discutir durante reuniões diversas com os professores, equipe de apoio, os familiares e direção assuntos referentes ao bom andamento da aprendizagem; desempenhar palestras nas turmas; realizar reuniões conscientizadoras com os funcionários e as famílias para o desenvolvimento das atividades educativas e pedagógicas da unidade escolar. Atividades Desempenhar dinâmicas de grupo com: * pais; * alunos; * funcionários; * professores; * preenchimento em fichas apropriadas dos dados de todos os alunos por série; turma e turno; * dinâmica com alunos de baixo rendimento para estimular o gosto pelos estudos, principalmente, pela leitura; * reuniões mensais com os representantes de turma no sentido de resgatar a disciplina da turma e novos dados para o crescimento do ensino – aprendizagem. Estimular outras atividades, tais como: * jogos; * natação; * teatro; * cinema; * língua estrangeira. Avaliação * Reuniões dos conselhos de classe; * Reuniões pedagógicas; * Reuniões com alunos representantes; * Reuniões com responsáveis. O planejamento para o orientador educacional É importante o planejamento no serviço de orientação educacional para que o trabalho desse profissional não continue sendo objeto de improvisações, ou desempenharem papeis que não são seus. O desenvolvimento de ações planejadas impede o orientador educacional de hesitações e improvisos, regatando a credibilidade deste trabalho, demonstrando sua eficácia, justificando a importância da presença deste profissional junto ao processo ensino – aprendizagem. As funções do orientador se subdividem em dois grupos, o das funções de organização e o das funções de implementação, as quais se desenvolvem concomitantemente. Funções do planejamento A função do planejamento se refere à elaboração dos planos de trabalho a serem desenvolvidos durante um ano letivo, em conjunto com os professores do serviço de orientação pedagógica, comunidade escolar e direção. São elementos fundamentais para o planejamento do orientador educacional: relatório do ano anterior, relacionamento S.O. E X S.O.P X, professores X funcionários e direção; rendimento escolar; reprovação; evasão; disciplina; relações interpessoais. A orientação educacional precisa ter um bom arquivo e com todos os trabalhos executados devidamente registrados. A escola não é só um espaço físico. Este profissional deverá levar em conta que a escola é uma espaço constituído de pessoas que trabalham, que estudam, que têm diferenças culturais e financeiras e que quanto menor for colocado em evidencia essas diferenças será dado oportunidade para que floresça a amizade apesar das diferenças. A IMPORTANCIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA COMUNIDADE ESCOLAR Cabe ao orientador educacional buscar informações no trabalho do professor no dia-a-dia com a turma, onde tudo acontece e partir daí, fornecer a ele subsídios para sanar problemas, melhorar o ambiente para propiciar oportunidades favoráveis à aprendizagem. Este profissional trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os no desenvolvimento global e facilitando o processo, desta forma o trabalho em parceria com os professores ajuda na compreensão de comportamentos dos estudantes, agindo de maneira adequada em relação a eles. O seu papel em relação à escola é o de organizar o trabalho para que seja colocada em prática a proposta pedagógica, tem como função de orientar, ouvir e dialogar com os pais e comunidade. Esse é o profissional que se preocupa com a formação pessoal de cada estudante A instituição escolar, o orientador educacional é um dos profissionais da equipe de gestão. Ele trabalha diretamente com os alunos, ajudando-os em seu desenvolvimento pessoal; em parceria com os professores, para compreender o comportamento dos estudantes e agir de maneira adequada em relação a eles; com a escola, na organização e realização da proposta pedagógica; e com a comunidade, orientando, ouvindo e dialogando com pais e responsáveis. Apesar da remuneração semelhante, professores e orientadores têm diferenças marcantes de atuação. "O profissional de sala de aula está voltado para o processo de ensino-aprendizagem na especificidade de sua área de conhecimento, como Geografia ou Matemática". Já o orientador não tem currículo a seguir. Seu compromisso é com a formação permanente no que diz respeito a valores, atitudes, emoções e sentimentos, sempre discutindo, analisando e criticando." Embora esse seja um papel fundamental, muitas escolas não têm mais esse profissional na equipe o que não significa que não exista alguém desempenhando as mesmas funções. Qualquer educador pode ajudar o aluno em suas questões pessoais. O que não deve ser confundido com as funções do psicólogo escolar, que tem uma dimensão terapêutica de atendimento. O orientador educacional lida mais com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamento com colegas, vivências familiares. A atuação do Orientador Educacional junto à comunidade escolar deve refletir e mostrar a importância que tem a instituição escolar, que é composta das equipes pedagógicas e administrativas dos pais e dos alunos, onde todos devem estar preparados para atender as dificuldades educacionais do aluno garantindo que o processo ensino-aprendizagem obtenha resultados significantes para ele e para a escola. ATRIBUIÇÕES E PRINCIPIOS ÉTICOS DO PEDAGOGO NA ORIENTAÇÃO ESCOLAR A identidade do Orientador Educacional como um profissional e o seu posicionamento frente à vida são fatores que caracterizam o desencadeamento do processo de Orientação. Se toda identificação profissional pressupõe reforço de valoração, supõe-se que o Orientador Educacional vivencie valores pessoais na sua atuação. Crenças, valores, atitudes da pessoa, ao serem associados com elementos comportamentais comuns a uma determinada profissão, delineiam um perfil profissional. Na medida em que houver maior coerência entre os valores pessoais e expectativas sociais, a identidade profissional é mais consciente. Neste sentido, quanto mais clara e precisa a definição das metas da profissão, mais objetivo e definido será o desempenho deste profissional. O Orientador Educacional, por sua vez, está confuso. Talvez essa confusão se deva às razões históricas de seu surgimento ou razões funcionais pelo fato de sua classe ser considerada uma subclasse dentro da classe maior do magistério, gerando assim conflitos de papéis. Dá-se o conflito de papéis quando o Orientador Educacional não consegue realizar o que é de sua competência e realiza atividades incompatíveis com sua formação. O posicionamento do Orientador Educacional deve incluir uma ética profissional, debatendo questões práticas, capazes de suscitar-lhe operações de pensamento que o desafiam e levam à reflexão e à pesquisa em busca de uma autêntica identidade apoiada em valores significativos. Diversas experiências auxiliam no levantamento desta hipótese e acredita-se que o espaço existe, basta que os profissionais se disponham realmente. Cabe enfatizar que o desempenho do papel do educador faz com que sua proposta seja, efetivamente, na educação. Em toda a ação do Orientador Educacional é necessária uma reflexão contínua sobre a realidade que o cerca, possibilitando-lhe um posicionamento profissional mais adequado. Ter sempre presente em suas atividades os princípios que servem de suporte ao processo de orientação, levando-o a uma ação mais consistente e coerente. O Orientador Educacional, muitas vezes, não tem condições de realizar todas as tarefas que lhes são pertinentes, correndo o risco de tornar-se generalista, ou de esvaziar sua ação, a ponto de torná-la irrelevante na escola. De acordo com Saviani (1980), “... a especialidade no campo educacional, como toda especialidade, só faz sentido na medida em que a área básica não seja perdida de vista... a especificidade da Orientação Educacional é apenas... a divisão no plano de educação...”. Orientadores Educacionais são antes de tudo, educadores, e a finalidade de toda e qualquer ação orientadora é educativa. Se a escola é uma instituição que tem por finalidade ensinar bem à totalidade dos alunos que a procuram, Orientador Educacional têm por função fundamental mobilizar os diferentes saberes dos profissionais que atuam na escola, para que a escola cumpra a sua função: que os alunos aprendam. Partindo da condição comum de educadores, cada um desempenha tarefas específicas, capacitado pela habilitação específica, cujo sentido é dado pelos fins comuns. O Orientador Educacional que, através da investigação sobre a realidade, percebe que no processo de ensino-aprendizagem estão em jogo inúmeras relações, compreende que as relações na escola não são um fim em si mesmo, mas meio para que o aluno aprenda e amplie o seu conhecimento sobre “relações de ajuda”, passando a trabalhar as diferentes relações, que podem influenciar para que o aluno aprenda. O desenvolvimento de uma concepção crítica de educação comprometida com a realidade social e com sua transformação não prescinde do planejamento. Planejar envolve, em sua base, compreender a realidade em todos os seus desdobramentos, tanto de tempo, quanto de espaço. A Orientação Educacional tem certas funções (ações) clássicas a serem desempenhadas no contexto pedagógico em que estejam inseridas, funções essas cujo sentido não é estático, mas sim, transforma-se continuamente, em razão da interação múltipla de variados fatores, que ocorre no processo dinâmico da prática social pedagógica.

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